Teamfight Tactics

Deck Guide

Guia definitivo de Teamfight Tactics: Economia e Estágios

, updated , Comment regular icon0 comments

Aprenda tudo que precisa para poder jogar Teamfight Tactics e se tornar Mestre neste jogo que está disponível também para Mobile.

Edit Article

Eu sou o Divinity, atualmente Mestre no TFT. Jogo desde a season 3.5 e vou te ensinar a subir de elo com algumas dicas básicas, além de explicar algumas perguntas que você pode fazer durante o jogo para ditar qual será a sua estratégia.

O que é o jogo Teamfight Tactics?

Teamfight Tacticslink outside website é um jogo de estratégia do gênero Auto Chess, onde você posiciona suas peças para elas enfrentarem as peças do seu oponente em um tabuleiro.

Você adquire suas peças comprando-as em uma loja que aparece na parte inferior da tela, sempre mostrando 5 peças que custam de 1 a 5 ouros. Além disso, há outras funções na loja como comprar 4 exp por 4 ouros, trocar a loja por uma nova por 2 ouros e até mesmo travar com um cadeado a loja para ela ficar travada até a próxima luta, geralmente para poder comprar uma peça importante para a qual você não tem ouro agora, mas terá na próxima rodada.

Ad

Image content of the Website

Toda peça que você compra na loja virá para você no nível 1. Para fazer as suas peças subirem de nível, basta você comprar mais da mesma peça.

Um exemplo aqui é o Ziggs. Quando você tiver três Ziggs nível 1, eles se combinam se tornando um Ziggs nível 2. Ao possuir três cópias de Ziggs nível 2 você passa a ter um Ziggs nível 3.

Image content of the Website

A economia de Teamfight Tactics

Ouro é um dos fatores mais importantes no jogo. É através dele que você vai comprar peças, subir de nível e tudo mais. Logo, saber como economizar e ter um melhor uso desse ouro é extremamente relevante.

Você ganha uma certa quantidade de ouro a cada rodada, aumentando conforme o estágio do jogo avança. Além do valor gerado, você ganha um adicional bônus por sequência de vitória, sequência de derrota e juros. No caso da sequência de vitória ou derrota, isso implica que em diversos momentos do jogo pode ser mais interessante uma estratégia perdendo três rodadas seguidas do que perder uma vez, ganhar e então perder de novo. Logo uma mesa consistente em ganhar múltiplas vezes ou até mesmo deixar sua mesa um pouco mais fraca para garantir derrotas pode ser uma estratégia decisiva para sua economia no começo do jogo.

A última forma de ganhar um adicional de ouro é pelos Juros e essa é a mais importante. Diferente de outros jogos como Hearthstone: Battlegrounds, você não é obrigado a gastar seu ouro todo na rodada. Aqui o incentivo é a acumular ouro, já que a cada dezena acumulada para a próxima rodada você ganha 1 ouro extra de juros. Ou seja, se você passar para a próxima rodada com 40 de ouro você receberá um adicional de 4 de ouro.

O máximo de juros disponível por rodada é de 5, logo todo o valor excedente de 50 ouros não gerará juros e geralmente é a partir daí que você começa a gastar esse valor extra, seja comprando experiência, seja rodando a loja atrás de aprimorar o nível das suas peças.

As dezenas de ouro são indicadas no canto esquerdo do tabuleiro, já o ouro disponível é mostrado acima da loja.
As dezenas de ouro são indicadas no canto esquerdo do tabuleiro, já o ouro disponível é mostrado acima da loja.

Apesar de os juros serem algo importante, algo que virá com a experiência é quando a economia é menos importante do que se manter vivo ou prezar por uma mesa mais forte.

Você tem apenas 100 de vida e avançar durante os turnos com uma economia boa, mas sem uma mesa forte para poupar vida, pode ser um problema. Então aprender a balancear entre mesa forte, juros e principalmente quando jogar pela sequência de vitória e derrota será fundamental.

Componentes e Itens em Teamfight Tactics

Uma das formas de deixar suas peças mais fortes durante a partida é utilizando de itens que são dados durante o jogo.

Nos estágios iniciais você recebe componentes. Cada componente dá um pequeno bônus como velocidade de ataque, dano, armadura, entre outros. Ao juntar dois componentes você terá um item que, além dos bônus dados pelos componentes, te dará um efeito que poderá fazer diferença nas lutas.

Ad

Um exemplo é Anjo Guardião que é gerado ao colocar uma Espada e uma Armadura no mesmo boneco. Além dos bônus de 10 de Dano de Ataque e 20 de Armadura, a Anjo Guardião dá o efeito de prevenir a primeira morte daquela peça, deixando-a em estado de estase e após 2 segundos voltando a vida com 400 de vida e sem os efeitos negativos que a estavam afetando.

Image content of the Website

Caso queira saber mais sobre itemização, eu farei um guia em breve aqui na Cards Realm explicando as melhores peças e melhores itens para utilizar, além de explicar sobre Itens Radiantes, algo que surgiu no Set 5.5 e são uma versão melhorada dos originais, como a Anjo Guardião Radiante que faz a peça voltar com 100% da vida ao invés de apenas 400 de vida, além de dar um bônus de 30% de velocidade de ataque.

Mas caso tenha qualquer dúvida durante o jogo, você pode clicar com o botão direito no componente, que te mostrará as diferentes combinações e seus efeitos.

Tipos/Traits das peças em TFT

A principal dica para não colocar aleatoriamente peças na mesa é observar os tipos presentes em cada peça.

Image content of the Website

A Ashe, por exemplo, apresenta Dracônico e Patrulheiro, o que significa que ela interage com peças que tenham estes tipos. No caso, ao possuir múltiplos Patrulheiros na mesa você adquire um bônus de velocidade de ataque, o que deixa suas unidades mais fortes durante o combate.

O interessante ao longo do jogo é balancear entre bônus ofensivos como Patrulheiro, Enfeitiçador, Legionário e bônus defensivos como Cavaleiro, Regressado, entre outros.

A lista de Tipos presentes na sua mesa aparece no canto esquerdo da tela.
A lista de Tipos presentes na sua mesa aparece no canto esquerdo da tela.

Rodadas e Estágios de Teamfight Tactics

O jogo começa com um Carrossel, onde todos os jogadores disputam por peças que são acompanhadas de um componente. Recomendo fortemente que nos carrosséis iniciais você opte em pegar componentes ao invés de correr atrás de um boneco em específico, pois peças você pode encontrar eventualmente na loja, já componentes são um pouco mais difíceis de ter controle sobre quais você terá na partida.

Image content of the Website

Após o primeiro carrossel os jogadores enfrentam três rodadas de Minions, adquirindo Orbs que darão ouro, unidades ou componentes. Durante a partida, a cada rodada você recebe também 2 pontos de experiência, e a cada nível que avançar, você poderá colocar uma peça a mais no tabuleiro.

Rodada com os Minions
Rodada com os Minions

O estágio 2 é construído de uma forma onde você recebe a escolha entre 2 componentes na loja no estágio 2-2 e um novo carrossel no 2-4. Todo Carrossel agora tem uma ordem onde os jogadores são liberados para pegar alguma peça no Carrossel baseada na sua posição, com os que tem menos vida sendo liberados primeiro. Isso é uma forma feita para que jogadores que começaram perdendo tenham oportunidade de estabilizar o jogo pegando bonecos ou tendo a melhor chance de pegar um componente específico para sua composição.

Ad

Após o Carrossel você tem mais duas rodadas enfrentando jogadores, e no 2-7 enfrenta Monstros com a mesma funcionalidade que os Minions, dropando Orbs e afins.

Importante ressaltar que no estágio 3-6 é o momento onde todos os jogadores liberam na loja 5 opções de Itens Radiantes. Isso acontece apenas nesse momento e uma vez por jogo, logo não tem outras formas de conseguir itens radiantes.

Image content of the Website

Alguns atalhos que você pode utilizar:

- Para subir de nível você pode clicar na opção ou apertar F;

- Para trocar a loja você pode clicar na opção ou apertar D;

- Para vender uma unidade você pode arrastar a sua peça até a loja ou colocar o mouse em cima da peça e apertar E;

- Para olhar a mesa de seus oponentes você pode apertar 1 ou 3.

Agora que você sabe de tudo isso, basta fazer a composição que mais gosta ou procurar por alguma já existente na internet e fechar com chave de ouro. Lembrando que no TFT a vitória conta até o Top 4, então mesmo ficando em quarto lugar você ainda ganhará pdl e avançará na ranqueada.

É só seguir tudo que te falei que você com certeza ficará no Top 1!

Image content of the Website